• Dieta: a missão!

    19 de outubro de 2011 • Comidas

    Chega outubro, vem as propagandas de lançamento pro Natal, e a gente pensa: “putz, mais um Natal chegando!”! O ano passou rápido, blablabla! Eu sempre reviso as metas do ano nessa época para ver o que ainda falta realizar!

    O item que ainda tá no vermelho é o da dieta, pois preciso perder 8 quilos dos 15 que eu tinha prometido pra mim mesma na virada do ano! Achei que cortando o doce (cortei em 1 de janeiro, post aqui), isso facilmente se resolveria, mas logicamente cometi outros erros amadores para quem supostamente quer emagrecer! Acompanhem comigo:

    - Petiscos e afins: cortar o doce muitas vezes significa compensar com outras coisas, no meu caso comi muito petisco, batatinha frita de pacote, salgadinho… Erro mais que comum, mas só me dei conta muitos meses depois.

    - Carboidratos refinados: eles fizeram parte do meu cardápio em quase todas as refeições: massa, batata, pão, farinha, arroz… Cruel, sendo que os refinados viram açúcar rapidamente no corpo e é como se eu tivesse ingerindo doces! O corpo processa da mesma maneira…

    - Álcool: pois é, isso talvez seja o mais díficil de cortar e de diminuir. No verão, bebíamos pelo menos 4 vezes na semana uma cervejinha, porque é aquela festa, é verão, todo mundo muito feliz com o tempo maravilhoso, íamos para patios e quem pede água? Daí chega o inverno e como resistir ao querido vinho aconchegante? Dilema!

    -Falta de exercícios: a pessoa aqui mora num prédio com uma academia que tem esteira, bicicleta, transport e não vai malhar! Vergonha, mudando isso em 3,2,1…

    - Comer bem a noite: acompanhar os maridos na hora da janta é tarefa difícil fazendo dieta, né? Impossível ficar na saladinha com peixe grelhado enquanto eles devoram prato de feijão e arroz na nossa frente! E quando é pizza? Aiaiai!

    Claro que o fato de ter parado de comer doces me ajudou muito e hoje quase não sinto falta de comer e nem fico com vontade quando as pessoas comem na minha frente, como acontecia nos primeiros 45 dias de abstinência. Realmente, acho que muitas vezes comia pelo simples hábito e vício do açúcar! Minha única saudade concreta é o negrinho (brigadeiro para os não gauchos! hehe). Querendo ou não, perdi sete quilos só por ter cortado os doces, então vejo como um acerto!

    Uma amiga que veio pra cá esse ano falou uma coisa muito legal: “Hoje em dia só engordo com coisa que eu gosto muito”. Escolher o que a gente vai comer nos deixa mais conscientes do quanto e como a gente come! Boa né?

    Refletindo sobre os erros, resolvi colocar em prática o plano restante para o final do ano e finalmente emagrecer os 8 quilos que faltam:

    - Café da manhã: troquei o famoso bagel (que é uma delícia, mas mega calório) por pão de forma integral com queijo cottage.

    - Almoço: hamburger de quinoa (muito bom) com salada e abobrinha (amo!) ou …

    como essa sopa de Lentilha vermelha com legumes que é um pouco mais calórica (360 calorias), mas super nutritiva.

    Janta: peixe grelhado com salada ou sopa de legumes. Amo muito mais sopa que peixe, mas vario para não enjoar de nada. Eu fiquei anos sem comer peixe e às vezes ainda acho muito estranho! rsrs A única coisa que eu gosto mesmo é peixe cru!

    Nos intervalos das refeições, vale fruta ou cinco castanhas ou iogurte. Chimarrão, chá e café liberados (tudo sem açúcar, que ainda bem não tenho o hábito para essas bebidas).

    Fora isso, definei novas regras:

    - Cortar todos os carboidratos refinados, agora é só arroz, massa e farinha integral. A batata não é de todo mal, mas cortei a frita por tempo indeterminado. Em casos extremos, se ficar com muita vontade de comer uma friturinha, trocar pela batata doce que é muito mais saudável (o índice glicêmico é muito menor), mas que não passe de uma refeição por semana.

    - Reduzir a quantidade de carboidratos da dieta (não eliminar claro!). Como eu só como peixes (descartei muitos anos atrás as carnes de boi, aves, porco e tudo que for exótico! rs rs), acabo abusando dos carbs justamente por isso. Substituir por legumes e saladas. De preferência só comer pela manhã.

    - Exercitar todos os dias, de segunda a sexta, por, pelo menos, 30 minutos. Preferencialmente de 45 a 60 minutos.

    - Diminuir a quantidade dos alimentos e variá-los ao máximo (saladas, verduras, frutas e peixes).

    - Reduzir o álcool. Dieta é antes de tudo, reeducação alimentar né? Não posso me privar de absolutamente tudo também, concordam? (ou vocês acham que sim, eu deveria cortar? Opinem!). Fiz um acordo com o maridão e o vinho aqui em casa agora é só em garrafas de 750ml. Sim, a gente comprava aquelas garrafas grandes de 1,5 litro e detonava em uma noite. Duas tacinhas por noite é o meu limite e só fim de semana (sexta ou sábado).

    - Falar em maridão, as jantas são lights e em conjuto. Ele também tá nas saladas, peixes e legumes! Nada que vá fazer mal pra ele! :P

    Bom, vocês podem ver que nada é muito radical, mas espero que esses novos hábitos me ajudem a eliminar esses quilos restantes! Vou postar mais vezes sobre esse assunto aqui, voces curtem? Assim vocês me acompanham e posso dividir esses sentimentos complicados de quem faz dieta.

    p.s. essa dieta basicamente é a mesma que eu fazia com uma médica ortomolecular no Brasil, então tudo já foi previamente recomendado anteriormente! =)

    Beijos

    Share on Facebook6Tweet about this on Twitter1Pin on Pinterest3Share on Tumblr

    24 Comentários para Dieta: a missão!

    1. Ilana
      19 de outubro de 2011 at 18:14

      Parabéns, vi que tua dieta está bem equilibrada, mas cuidado, perder 8 kg não é muito até o fim do ano? Vai com calma, devagar e sempre!
      Falo isso pq faz uns meses q meu marido começou uma dieta e consequentemente passei a comer menos, sabe como é, não dá pra ficar tentando ele durante esse período… só q no meu caso eu tenho facilidade para perder peso e dificuldade para ganhar. Acabei perdendo mais do que deveria, agora estou lutando pra recupera-los saudavelmente. Além de perceber fisicamente que perdi peso, notei também no meu humor, ando tão rabugenta ultimamente…
      Um beijo grande!

      • Le
        20 de outubro de 2011 at 00:22

        É verdade, devagar e sempre! Se não der os 8, 6 já vai ter sido bom… Tudo a menos sempre é lucro né? Pelo menos no meu caso! Que querida que tu foi com o teu marido acompanhando ele, gerenosidade pura! Dieta realmente acaba com qualquer humor, por isso resolvi deixar 2 taças de vinho por semana na minha vida, vai! Obrigada pelo incentivo! Beijo grande pra ti também!

        • Ilana
          20 de outubro de 2011 at 20:40

          Certamente qualquer kg a menos é lucro! E olha, como diz o meu pai, não dá pra ser radical em nada, tem que saber equilibrar. Por isso apoio a tua decisão de manter o vinho na tua rotina, se ele te faz bem, pra que abolir de vez? Acho que a palavra chave é moderação, mas sempre se permitindo uma vez ou outra extrapolar um pouquinho, ninguém é de ferro… Beijo!

        • Le
          20 de outubro de 2011 at 22:26

          É verdade, ninguém é de ferro mesmo! =) E teu pai tem razão, equilíbrio em tudo, mas como é difícil achar esse equilíbrio né? Beijos

    2. 19 de outubro de 2011 at 18:20

      Oi Lê!!!
      olha, adorei sua atitude!! Muito saudável! olha, eu não preciso perder peso, mas gosto de seguir exatamente esta sua dieta pois o corpo fica muito saudável!! Eu estou precisando voltar à minha alimentação como esta sua, pois dei muitos escorregões nos doces e carboidratos junk. Mas seu post me incentivou!!! Vou começar amanhã!!! Talvez até faça um post tbm! gostei! Beijosssss!!!
      Dani

      • Le
        20 de outubro de 2011 at 00:24

        Ai Dani, que máximo saber que tu ficou animada também! Isso me faz ficar ainda mais focada! =) Concordo super contigo que devemos nos cuidar independente do exterior, mas principalmente por saúde! Obrigadão! Beijos

        • 20 de outubro de 2011 at 12:11

          E não é que hoje meu almoço foi todo certinho mesmo!! Voltei ao mundo saudável! hahah

        • Le
          20 de outubro de 2011 at 15:03

          Aeeeeee!!! =)

    3. Daniela
      19 de outubro de 2011 at 18:32

      Eu acho que com mta determinação vc consegue =D e eu sei que vc tem!
      Com relação ao carboidrato… ja falei com vc sobre isso… enfim cada um acredita no que quer e no que acha que dá certo….
      Mas com relação a bebida eu acho que vc devia ser radical assim como os doces pq é mtoooo calórico… acho que vale vc tentar do mesmo jeito qdo vc começou tentando nos doces e conseguindo… sei lá, tenta ficar sem beber até o fim do ano (ou seja até o dia 31) ai depois da virada vc bebe pra celebrar (mas sem exagero rs). Não dá pra culpar só os carboidratos sendo que como vc mesmo disse bebe beeeem (e eu sei tbm rs) bebida alcoolica.
      O ruim vai ser que vc não vai mais poder sair pra comer….ou só comer salada nos lugares que for, mas se sua meta é fazer isso até o fim do ano eu acho que vc tem tudo pra dar certo 1º que não é mtooo tempo (2 meses e 1/2)…
      Mas uma vez…acho que se vc esta tão determinada, vc deve cortar a bebida tbm pra não ter arrependimento depois =) VAI COM TUDOOOOO!!!
      Boa sorte amigaaa, sei que vc consegue!!! E pode contar comigo pra não te deixar passar vontade (sem pastéis até o ano que vem rs)
      Bjuuu

      • Le
        20 de outubro de 2011 at 00:26

        Amiga, muito obrigada pelo incentivo! Juro que vou pensar com carinho sobre o vinho, quem sabe? Mais além… ! Adoro tuas dicas sempre! Beijão

    4. Flavia
      19 de outubro de 2011 at 18:53

      Adoreiii amiga, tua força de vontade é impressionante com esse lance dos doces. É só botar na cabeça q vai dar tudo certo!!! Vou entrar no ritmo tb, estou corredno 4x por semana, a Sodex mudou o refeitório, kkkk, mas serio, tem grelhado e saladinha. Projeto verão!!
      Beijosss

      • Le
        20 de outubro de 2011 at 00:30

        Projeto verão 2012, vamos que vamos! Super te apoio, embora acho que tu tá uma gata, nunca te vi tão bem amiga! =) Beijo grande e saudades sempre de ti!

    5. Ilana
      19 de outubro de 2011 at 20:31

      Hum… Essa tua sopa de lentilhas me inspirou. Vou já pra cozinha!
      Bj!

      • Le
        20 de outubro de 2011 at 00:17

        =) Delícia nesse friozinho de outono!

    6. Thais
      19 de outubro de 2011 at 22:07

      Vou te passar umas dicas bem legais essa semana! Stay tuned!!

      • Le
        20 de outubro de 2011 at 00:17

        Obaaaa!!!

    7. 21 de outubro de 2011 at 10:12

      Tudo de bom na tua dieta, Lê!!! Que coisa boa comer bem de verdade!:-)
      Bjaoo

      • Le
        21 de outubro de 2011 at 10:23

        Ai, que querida! Obrigada pela força! =) Beijossss

    8. Thais
      23 de outubro de 2011 at 12:41

      Oi amiga, boa sorte nesta dieta, eu sei o quanto é difícil. Depois de engordar 20Kg depois que vim pra Bahia resolvi dar um basta nisso e em 1 mês perdi 6 Kg. Foi radical, mas depois de 1 semana acostumei com as restrições e não passei fome em hora nenhuma, senão não resistiria, né? Quero perder só mais uns 2 Kg e até tá bom se ficar como estou, só preciso malhar mesmo, isso que tá pegando.
      Beijão

      • Le
        23 de outubro de 2011 at 14:03

        Tenho certeza que tu consegue, até porque tu sempre foi magrinha e teu metabolismo “interno” tá acostumado com isso! Parabéns pelos 6 quilos perdidos amiga!!!! Os 2 restantes vão ser barbada! =) Depois me conta como tá! Eu já perdi um desde que escrevi o post! =) Agora faltam 7! Vamos que vamos!!! Beijaooooooo

    9. Josi
      26 de outubro de 2011 at 08:30

      Força na peruca amiga!
      O pior de tudo é, na minha opinião, ver que o nosso corpo e o nosso metabolismo não respondem mais tão rápido às nossas iniciativas para perder peso…tudo demora muito mais…até mesmo os exercícios tem resultado mais demorado…
      Em casa tentamos evitar ao máximo os carboidratos à noite! E mesmo quando rola, apena um!
      Parei com os refrigerantes, mas alcool…é difícil eliminar totalmente. Uma tacinha de vinho tem seu valor…ainda mais depois de um dia difícil e corrido, nada como um vinhozinho pra dar aquela relaxada antes de dormir!
      Boa sorte pra nós!!! Quero só te ver pessoalmente!!!
      Beijo, beijo

      • Le
        26 de outubro de 2011 at 09:54

        Sim, sinto a mesma coisa, o corpo não reage tão mais rápido, por isso mesmo temps que ser ainda mais persistentes né? No caso geral, porque definitivamente tu tá muito bem, obrigada! =) Tacinha de vinho é tudo!!! Alterno refeições com e sem carboidratos, acho que faz diferença mesmo! Beijão e obrigada pela força, de sempre! =)

    10. Pingback: 11 meses e 11 quilos a menos | Para minha mãe

    11. Pingback: Quinoa: como fazer! | Para minha mãe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *