• Exposição Genesis Sebastião Salgado

    26 de junho de 2013 • etc..., Livros, Reflexão, Toronto

    Para minha mae - Genesis Sebastiao Salgado 8Embora o ROM não seja meu museu predileto aqui em Toronto, semana passada aproveitamos que o meu irmão veio passar uns dias com a gente e fomos lá para ver a exposição do Sebastião Salgado, Genesis.

    Para quem não nunca ouviu falar do Salgado, ele é um fotográfo realístico-social, brasileiro radicado em Paris e já viajou para mais de 100 países para fotografar e documentar a realidade de lugares praticamente remotos, isolados, pobres e abandonados. O trabalho dele é lindo e chocante, e ele tem como missão mostrar essa realidade dos mais desafortunados para o resto do mundo através das suas exposições.

    Para minha mae - Genesis Sebastiao Salgado

     As fotos da Sibéria são comoventes! 

    A mais recente, Genesis, demorou praticamente uma década para ser construída. E claro, com essa expo tão pertinho, não poderia ter deixar de conferir. Antes só conhecia as obras dele por livros e google imagens!

    Posso dizer que amei? Sei que é muito clichê mas sai de lá ainda mais fã do trabalho dele. As três horas que fiquei pela expo foram uma praticamente uma viagem a cada canto desse planeta explorado por ele. Sebastião Salgado tem o poder de transportar o lugar e o que sente através das suas lentes e seu olhar, o que torna cada foto indescritível e única. Genesis foca mais na natureza, nas paisagens em diversos países e os povos mais primitivos que ainda habitam alguns lugares do mundo. Esse contraste de civilizações é muito interessante e trás muitos questionamentos sobre o mundo “civilizado” que a gente faz parte. Como a paisagem muda a cultura e como a cultura também muda a paisagem é o maior questionamento da exposição.

    Para minha mae - Genesis Sebastiao Salgado 3

     Que foto fantástica! As roupas são feitas de fibras de tecido de bromélias pelas mulheres do Madagascar! <3

    Vale muito a pena prestigiar a exposição Genesis, principalmente pelo alerta que o Salgado trás em relação a todos os males ambientais que o mundo anda sofrendo. A verdade é que se nada mudar dentro dos próximos 30 anos, o mundo está fadado ao pior.

    Ah, uma dica: reserve mesmo 3 horas para a expo, ela é grande e é dividida em duas galerias no ROM. Quando liguei pra lá e me recomendaram 3 horas, achei um pouco de exagero, mas depois vi que foi o tempo perfeito para poder apreciar cada foto.

    Para minha mae - Genesis Sebastiao Salgado 7

     Muito difícil escolher uma foto dentre tantas maravilhosas, mas eu destacaria essa acima! 

     

    Vai lá:

    Onde: ROM – Royal Ontario Museum (Museum Station, ou St. George Station)

    Vai até o dia 2 de setembro de 2013.

    Mais informações sobre essa exposição, clique aqui!

    p.s. a expo Genesis permite tirar fotos para fins não-comerciais. Essas que estão aqui eu tirei com a minha câmera no dia.

    Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Pin on Pinterest0Share on Tumblr

    Um comentário para Exposição Genesis Sebastião Salgado

    1. Pingback: Post com todas as dicas de Toronto | Para minha mãe

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *