• Porque eu odeio a Zara

    19 de julho de 2011 • Roupas

    Achei um vestido maravilhoso esses dias, mas justo na loja que eu mais detesto: a Zara! Ela mesma!

    Explico: as Zaras daqui de Toronto tem o maior número de vendedora/vendedor/pseudo vendedor(a) metido (a) por metro quadrado!

    Pode ter coisa lindas, pode ter preços convidativos, pode ter várias lojas na cidade e novidades sempre, mas eu prezo qualidade na relação com o cliente! A H&M tem um excelente atendimento, a Forever 21 pode ser bagunçada mas sempre tem algum atencioso pra te ajudar (recuperam minha carteira que eu perdi lá uma vez), a Urban Outfitters é a top simpatia com os clientes (vendedores com ótimo humor e ótimo customer experience – lembram meu caso do sofá aqui? )! Mas a Zara, preguiiiiiiiiiiiça!

    Fora que todas as roupas que eu comprei da Zara, não sobrou nenhuma intacta, sem desbotar, cair botão, rasgar (!), encolher, desfiar! Qualidade péssima! Um pouco de azar? Sim, mas em todas as compras????

    Por todas essas razões, evito ao máximo entrar nessa loja! A não ser quando eu vejo aquela placa vermelha escrito SALE!!!! Aiiiiii!!! Me controlo, espero uns dias, mas não resisto e resolvo encarar: tudo por algum “achado” (mania triste de que querer achar achados sempre).

    E olha o que aconteceu na minha última ida:

    Detalhe:

    Achei esse vestido e foi paixão a primeira vista!!!! Não sei se nas fotos ele parece tão bonito quanto na vida real, só sei que adorei! De $180 dólares ele estava por $49.90!

    Seria tudo perfeito, seria mais um achado no meu guarda roupa até constatar que na “Zara 1″ só tinha tamanho M e ele não me serviu nas mangas! Daí fui com o vestido até a mulher do caixa e perguntei se ela podia ver se tinha G. Claro que ela não podia: “Não temos como ver itens na liquidação, sinto muito (com cara de deboche), bla bla bla”, queria pular na mulher pela má vontade, mas respirei fundo, lembrei da educação que os meus pais me deram, larguei o vestido e fui embora!

    Saí desse shopping e fui em direção a “Zara 2″, que fica 3 estações de mêtro depois numa área nobre da cidade! Cheguei lá e só tinha P e M! Fiquei inconformada! E na loucura, me encaminhei para “Zara 3″, que fica 3 estações antes e mais um streetcar (bondinho!). Chegando na “Zara 3″ não tinha sobrado nenhum vestido desse modelo! Já tava indignada de ter gastado meu tempo por causa de uma roupa, quando encontro uma amiga que é fã da Zara no shopping (caminho para ir pra casa) e voltei para a estaca zero: estava novamente dentro da “Zara 1″, duas horas depois, com a minha amiga!

    Ela comprou um sapato que namorava por semanas e finalmente tinha entrado na liquidação. Aproveitei e mostrei o vestido pra ela! Então, ela fala com uma vendedora e pergunta se ela pode ver se tem meu tamanho em outras lojas. A vendedora, depois de muito papo e chororô da minha amiga, anotou o código da roupa mas disse que nós teríamos que ligar para as outras Zaras restantes da cidade porque ela não podia (vocês entendem quando eu falo “qualidade no atendimento ao cliente?).

    Minha amiga, uma fofa, prontamente ligou para a “Zara 4″ em busca do meu vestido G, quando alguém no outro lado da linha anuncia o fatídico veredito: eles não produziram esse vestido em G! Só tem em P e M (silêncio no ar). Vocês acreditam? Olha o tempo que eu perdi por preguiça da primeira vendedora! E ainda por cima a Zara é preconceituosa com pessoas que vestem G, já que “escolhe” quem deve usar certos tipos de vestido. Se vai ficar bem ou não em mim, quem decide sou eu, certo?

    Lições do dia: encarar uma dieta séria ( já que ser G nesse mundo torontiano não é fácil); aprender a costurar e não depender das Fast Fashions; e na próxima liquidação, definitivamente, passar LONGE da Zara.

    Posso um dia, num futuro distante, entrar na Zara Montreal, Zara Porto Alegre (que era ótima!), Zara no fim do mundo… Mas nas Zaras de Toronto, não, não entro mais! Não tem roupa ou produto que compense um atendimento decadente como esse!

    Beijos de uma ex cliente Zara.

    Update: eu não sabia, mas a Irina comentou aqui que a Zara mostra na etiqueta os tamanhos produzidos em cada peça! Bom é que das seis pessoas que eu falei, nenhuma me informou esse detalhe! Fica a dica aí pra quem for comprar, ficar de olho na etiqueta! Obrigada pela super dica, Irina! =)

    Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Pin on Pinterest0Share on Tumblr

    16 Comentários para Porque eu odeio a Zara

    1. Flavia
      19 de julho de 2011 at 21:03

      Ai Lê, eu adoro a Zara, comprava na Espanha, comprava em Londres, sempre que vejo uma eu entro, mas que o atendimento peca, ah peca. Uma vez eu entrei em uma em Londres e era época de liquidação, aquela zona, eu estava cheia de coisas nas mãos, experimentando casacos, provei 2, e tipo, estava com as mãos cheias mesmo, que peguei um e não pendurei o outro no cabide de volta. Tu acredita que a vendedora me mandou colocar no cabide? Disse que tinha acabado de arrumar os casacos e que eu colocasse de onde eu tirei aquele que eu não tinha ficado. Achei um abuso.

      • ledavolli
        19 de julho de 2011 at 21:36

        Nossa, vai ver que faz parte da filosofia Zara \”destratar os clientes\”! rsrsrs!!! Na Espanha, pelo menos, o preço é baratíssimo né? Beijos

      • ledavolli
        19 de julho de 2011 at 21:38

        Não acredito Irina! Tu tá me falando uma super novidade! Obrigadíssimo! Deve ser política global da empresa, pra tu ver como a vendedora podia ter me falado isso né? É o lance que eu falo da falta de vontade de atender bem o cliente, pra mim isso é o fim! Adorei mesmo a dica, fica pra uma visita futura em uma Zara longe daqui! rsrsrs Beijos!

    2. 19 de julho de 2011 at 21:22

      o, amiga, eu entendo esse seu abuso pela Zara, mas tira essa raiva do seu coração! sim, ela tem vendedores super metidos aqui, sim a qualidade de ALGUMAS peças não é lá essa coisas, mas ela teve uma coleção verão MARAVILHOSA! (e de inverno, e de outono…) vc me conhece… sou fã… daquelas que vai uma vez por semana, mas a vida é assim mesmo: nem sempre o que a gente acha lindo fica lindo na gente… quer um exemplo: calça da Diesel. todas as minhas amigas que tem amam, falam que veste suuuper bem, que tem de todos os estilos e adivinha só: não tem uma filha única que caia bem em mim. sério, uma vez em NY eu experimentei a loja INTEIRINHA, com todas as combinações de comprimento x cós que vc possa imaginar! nem uma sequer ficou boa. sai de mãos abanando…

      • ledavolli
        19 de julho de 2011 at 21:52

        Eu sei que é polêmico amiga, que tu ama a loja e eu sei que tem coisas lindas! Já tive problemas antes, mas dessa vez foi a gota d`água! Não é só raiva de não ter servido em mim, porque isso faz parte de qualquer loja, mas não terem feito em outros tamanhos! Isso é de uma petulância absurda, como consumidora me sinto de mãos amarradas! Fora o péssimo atendimento, fui super mal atendida em todas as Zaras (só não escrevi mais para não ficar gigante o post)! Isso não me desce sabe!? Então prefiro abolir e fazer boicote (pra algumas coisas não consigo não ser radical!!!rsrsrs). Beijosssss!!!! E a sandália linda, já usou?

    3. ju
      21 de julho de 2011 at 18:40

      então, guria…faz um tempão que eu não vou na zara! sim, eles tem peças lindas, mas realmente eu também tive o azar de comprar várias de péssima qualidade! Aconteceu a mesma coisa que tu disse: desfiou, etc…a qualidade das peças não é a melhor QUALIDADE da zara! Então, esse vestido achei a tua cara mesmo! hahaha! Realmente imagino que ele seja ainda bem mais bonito pessoalmente!!! Assim, digamos que eu esteja dando um desconto pra eles e que eu entenda, ok, liquidação, fica aquela zona e é difícil de atender todo o mundo, então não vou exigir a simpatia deles, mas exijo a atenção, eu sou cliente e eles tem que me atender, né? Mas o que eu achei O FIM nisso que te aconteceu foi que aquela primeira vendedora disse pra ti que não tinha como saber se tinha outros tamanhos e tal! Sério, isso que ela podia ter resolvido isso num segundo pra ti, só olhando a etiqueta e ter evitado todo o trabalho que tu teve de ter ido nas outras “Zaras”. Fala sério! Eu não sabia dessa história da etiqueta também, bom saber. E a gente já devia estar acostumada com isso, de não fazer muitas roupas G, aposto que muitas pessoas teriam comprado se eles tivessem feito. Putz, pq ficou apertado no teu braço? Imagina!!! Beijos linda!! Mas não te estressa, ok? Eles que vão perder muitos clientes certo!bj!!!

      • ledavolli
        21 de julho de 2011 at 21:46

        Ai Jú, eu sou mesmo super radical (ruim ser assim as vezes sabe?), mas não consigo ser mais ou menos! E o jeito que eu escrevo parece que eu tô ainda mais brava! rsrsrs Pensei nisso também: ai coitados, é liquidação, é difícil para eles, mas sei lá, quem é educado é educado sempre e detesto isso de que \”quem tá comprando na liquidação não merece atenção\”… Cliente é cliente sempre… Já comprei peças bem caras lá fora da liquidação e mesmo se não tivesse comprado, sou cliente igual sabe? Mas de qualquer maneira não me afeta pq nunca gostei muito da Zara, uma peça ou outra, sei lá porque! A maioria das minhas amigas ama… e tomara que elas tenham mais sorte que eu! =) Beijão!

    4. ju
      25 de julho de 2011 at 17:07

      é verdade le, vc tem toda a razão. :) beijo!

      • ledavolli
        25 de julho de 2011 at 23:10

        Beijosssssss

    5. Bruno
      6 de setembro de 2011 at 00:13

      Olá,

      Não sei se é por seres brasileira e eu Português, mas me parece que a funcionaria te deu a informação correcta, visto teres perguntado se tinha tamanho G ou seja L, em artigos de saldo é impossível ver o Stock através do computador, ou até entre lojas, agora que podia ter visto em Armazém isso podia :)

      • Le
        7 de setembro de 2011 at 20:06

        Parei de comprar na Zara! Acho que tem coisas lindas, mas detesto o atendimento. Sou brasileira e lá em geral o atendimento é ótimo! Como são as Zaras de Portugal no geral?

    6. Karen
      14 de janeiro de 2013 at 13:39

      Eu não tinha nada contra a Zara até ontem!
      Juntei várias peças que me agradaram para provar e estava com muita vontade de levar até que deu 20 horas no relógio e fecharam as portas pra tudo, menos pra pagar, obviamente!
      Eu simplesmente não pude provar as roupas porque a moça disse: não, o provador já fechou!
      Mas claro que o caixa não né!?!?!?
      Que ódio que me deu!! Fiquei morrendo de raiva!!!!!
      Vontade de gritar pra todo mundo largar tudo e não levar nada já que a loja estava fechada!!!
      Palhaçada e falta de consideração com os clientes!!!!!!

      • Le
        14 de janeiro de 2013 at 13:48

        Definitivamente eles nao tem respeito pelos clientes, detesto! Não foram nem 1 ou 2 vezes que fui mal atendida! :/

    7. Laura - Porto Alegre
      16 de março de 2013 at 10:28

      OI, eu também compro na Zara, mas cada vez com menos vontade. Atualmente prefiro pagar mais caro e comprar em outras lojas, em função do atendimento e da qualidade das roupas.
      Quando ao atendimento, sempre que precisamos de algo, elas não podem fazer, nem mesmo ajudar a procurar uma peça…É um absurdo, eu já pedi algumas vezes para falar com o gerente e aí sim resolvi os problemas.
      A qualidade das peças está muito ruim, praticamente a mesma das lojas Renner, na primeira lavada já se perdem… Talvez o que diferencie da Renner, C.A ou Riachuelo é o modelito mais moderno, mas no resto até sai perdendo, pois nestas outras lojas o atendimento é melhor.
      O pior é que é assim no Brasil todo. A única Zara que fui melhor atendida foi a de Milão.
      Talvez justifique a quantidade cada vez menor de clientes que vejo dentro da Zara Porto Alegre.
      Abraços, Laura.

      • Le
        20 de março de 2013 at 20:46

        Zara, H&M, cada vez piores!!!! O atendimento então!!! Afff!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *