• Turistando em Porto Alegre

    6 de novembro de 2013 • Comidas, Decor, Viagem

    Um post que fiquei devendo quando voltei das férias no Brasil, em abril, foi sobre os lugares que amei ter conhecido (ou voltado, claro). Vou focar nesse post em cafés/restaurantes, e deixar um outro post para coisas variadas, ok?

    Então, aproveitando que uma amiga porto-alegrense (Oi, Tai!) que eu conheci em Toronto está visitando POA, vou recapitular os lugares mais gracinhas que eu passei!

    1- Atelier das Massas

    Esse lugar é o meu restaurante de massa favorito no mundo! Eu sei, pode dizer que é bairrismo! Mas já comi em muitos e muitos restaurantes italianos, sou louca por massas e nada é sequer parecido com esse lugar. Lembro que eu e o Gus fomos no tal do Bar Pitti, que muitas pessoas (inclusive celebridades) acham um dos melhores de NYC e a gente saiu rindo e falando que nenhuma dessas pessoas deveriam conhecer o Atelier. Pode ser dica antiga, mas esse lugar é aqueles que tenho que ir quando estou em Porto Alegre: comida sensacional, ótimo atendimento, preço justíssimo e uma balinha mocinho de souvenir (não que eu goste, mas nunca recuso e repasso pra alguém! hehe).

    Para minha mae - Atelier das Massas

    Para minha mae - Atelier das Massas 2jpg(c/c Lis e Lívia)

    2- Love it

    Descoberta nessa última ida a Porto e fiquei surpresa que muitas amigas não conheciam ainda! A Love it é uma loja de decor com um café muito fofo junto. Do lado da minha ex casa, ou agora casa da minha mãe (ainda acho estranho falar isso, mesmo depois de 4 anos casada! rsrs). Fui muitas e muitas vezes lá para apreciar um cafezinho com as amigas, comer um quiche com salada, ou simplesmente mostrar a loja para alguém. Achei um lugar diferente, com uma seleção de produtos bacanas e algumas coisas bem originais, como as obras da Nina Moraes (a mesma responsável pela fachada incrível). Vale muito a pena conhecer e desejo vida longa a loja.

    Para minha mae - Love it

    Para minha mae - Love it 2

    Para minha mae - Love it 1(especial para Lis, Joyce, Rê, Luiza, Flávia, Angelina, Dani, Isabel – espero não estar esquecendo de ninguém, já que fui lá tantas vezes! <3) 

    3- Chicafundó 

    Um dos lugares novos que eu mais amei ter conhecido! Várias pessoas me falaram pra eu ir lá e fui com a minha mãe! Amamos! Comida caprichada, tudo é um charme e muito bem cuidado, desde a reserva até o cafezinho final. Lugar aconchegante, com cara de vó, poderia ter passado horas batendo papo com a minha mãe por lá sem sentir as horas passarem. Com certeza voltarei na próxima vez.

    Para minha mae - Chicafundó

    Para minha mae- Chicafundo

    Para minha mae - Chicafundo(especial para minha mãe que me convidou para almoçar com ela lá!)

    4- Max Confeitaria

    Esse lugar, meia quadra do Chicafundó, é um clássico de Porto Alegre. Cresci comendo as orelhas de macaco e torta de maçã de lá, mas fazia anos que não ia lá. Não tem wi-fi, tem uma mesa pra sentar, fecha cedo e tem que pegar ficha para ser atendido, mas continua com aquele sabor especial de infância e de lugar que parou no tempo! Como é bom! Vale a passada pra beliscar algo ou levar pra casa!

    Para minha mae - Max Confeitaria(c/c Angelina)

     5 – Lola, Bar de Tapas

    Se eu falar que fui quase todas as semanas no Lola nas seis semanas que estive em Porto Alegre vocês acreditam? Foi o estabelecimento que mais deixei dinheiro, isso é fato (a culpa é das Sangrias!). Que lugar astral! Que pessoas queridas que atendem lá! Que tapas mais gostosos! Lugar fantástico! O mais legal é que cada vez que eu ia no Lola, encontrava alguém por acaso por lá (das coisas boas de Porto Alegre!). Queria um Lola aqui em Toronto também!

    Para minha mae - Lola Tapas 2

    Para minha mae - Lola 1(c/c Flávia, Marcela, Lívia, Josi, Fabi, Dani, Ricardo, Xandra, Pri, Mari, Gabi, Luiza)

    6 – Abuelita 

    Um dos meus cafés prediletos, aproveitei que é pertinho da minha casa e fui várias vezes! Adoro o cafezinho de lá, fora que é super aconchegante, a décor mega fofa, tem o melhor negrinho brigadeiro de Porto Alegre, e o pátio nos fundos que dá vontade de morar lá! Ao invés de tomar um café no Moinhos Shopping, que tá sempre lotado (o Press é quase um parto pra conseguir lugar pra sentar), vá ao Abuelita, sempre tranquilo e com atendimento maravilhoso.

    Para minha mae - Abuelita

    Para minha mae - Abuelita Cafe

    Para minha mae - Abuelita 3(c/c Fabi, Dani, Isabel)

    7 – Le Grand Burger

    O fato de uma hamburgueria em Porto Alegre ter uma opção vegetariana foi uma super emoção pra mim, que por anos pedia hamburger sem carne em todos os lugares que eu ia. Adorei o ambiente, o fato de eles terem a cerveja Coruja (um clássico gaúcho) e as batatinhas rústicas!!! Eu pedi a opção Cogumelos ao Gorgonzola na versão vegetariana. O hamburger é bom, não foi o melhor que já comi na vida, mas com certeza o melhor em Porto Alegre. Fora o fato de não ter apenas um, mas dois hamburgers vegetarianos no menu me sensibilizou: gente com visão em Porto Alegre! Finalmente! Que façam ainda mais sucesso (no dia que eu fui tinha fila gigante na fila a céu aberto e chovendo, então o negócio é quente mesmo).

    Para minha mae - Le Burger

    Para minha mae - Le Grand Burger(c/c Si e Fabi)

    8 – Del Barbiere

    Esse lugar foi hiper recomendado por vários amigos, e é sensacional! O lugar é pequeno, perfeito para atender bem todos os clientes e a comida é deliciosa. O chef Marcelo Schambeck é super simpático, assim como a senhora que nos atendeu. Com certeza almoçar lá em um dia qualquer da semana faz o dia ter outro sentido. Recomendo pra todo mundo que mora em Porto Alegre ou está simplesmente de passagem pela cidade.

    Para minha mae - Del Barbiere 2

    Para minha mae - Del Barbiere(c/c Lis e Lívia – e esse piso maravilhoso! <3)

    9 – Barbarella Bakery 

    Outro clássico do Moinhos de Vento, sempre gostoso tomar um cafezinho por lá, de preferência nas mesinhas ao ar livre, papear sem hora pra acabar e curtir alguma das delícias da casa.

    Para minha mae - Barbarella Bakery

    Para minha mae - Barbarella Bakery 2(c/c Josi e muitas polaroides)

    10 – La Tasca en el Centro 

    Descobri essa padaria no Centro Histórico um pouco antes de ir embora através de uma amiga e adorei! Lugar simpático, muita variedade de pães fresquinhos, preço justo, e um pátio delicioso. Super recomendado.

    Para minha mae - La Tasca en el Centro(c/c Marcela)

    11- Japesca

    A maioria dos restaurantes japoneses são muito melhores em Toronto que Porto Alegre, mas coisa que os chineses (sim, são eles os donos de restaurantes japoneses, já que não tem praticamente comunidade japonesa por aqui) não dominam por aqui é a arte do Temaki. Para comer um temaki caprichado é só ir no Japesca mais próximo (fui nas duas localizações do centro, mas achei a dentro do mercado público um pouco mais tranquila). Perfeito para um almoço rápido!

    Para minha mae - Japesca(c/c Lis)

    12 – Freddo Sorveteria

    Nunca fui pra Itália, mas de todos os sorvetes até hoje experimentados, o Dulce de Leche do Freddo pra mim é imbatível! Nunca comi nada igual, e embora sorvete não seja minha sobremesa favorita, até os leigos diferenciam um sorvete bom de um sorvete ruim né? Imagina um espetacular como o Freddo? Ele é a melhor desculpa para ir no Iguatemi Porto Alegre (e talvez a única!).

    Para minha mae - Freddo Porto AlegreImagens: Para minha mãe by Iphone 4S

    Bom, ainda tenho vários lugares pra indicar que conheci em Porto Alegre nessa última visita, mas por enquanto deixo essas dicas por aqui para visitantes em Poa! Pra mim, a experiência emocional é mais importante que a comida em si. As pessoas e as experiências também são mastigadas e engolidas, com prazer ou culpa!

    Se ainda dá pra agradecer (depois de meses após a volta pra Toronto), obrigada amigas (os) pela companhia, risadas e indicações desses e outros lugares da cidade! Foi demais! <3

    Sei que já tem vários lugares novos e incríveis desde que eu voltei, então quem tiver sugestão para a minha próxima viagem por favor deixe nos comentários! Vou adorar saber!

    …….

    Depois de 3 anos de Para Minha Mãe, já não era sem tempo criar uma página só pro blog! Para seguir, clique aqui! :)

    Share on Facebook670Tweet about this on Twitter5Pin on Pinterest1Share on Tumblr

    22 Comentários para Turistando em Porto Alegre

    1. Luiza
      6 de novembro de 2013 at 11:52

      Abriu recentemente o Solar da Coruja! Acho que vale a pena dar uma olhada. E a Padarie!! Que é puro charme!

      • Le
        6 de novembro de 2013 at 11:58

        Dicas anotadas Lú! Obrigada!!! :D

    2. 6 de novembro de 2013 at 12:02

      Oi Le! Que post show! Muitos lugares, por incrível que pareça, nao conheço, mas quero conhecer na minha próxima ida a Porto Alegre! Adorei conhecer e estar contigo no Love it! Muito bom!!! E tens razão, de muitos restaurantes italianos muito bons por esse mundão à fora, nada se compara ao Atelier das Massas! E a torta de maça da Max Confeitaria também tem cheiro da minha infância! :-) bjaooooo

      • Le
        6 de novembro de 2013 at 12:11

        Eu tenho a impressão de que quando a gente é turista, aproveitamos sempre mais a cidade do que quem mora nela! Tento ter o olhar “estrangeiro” em Toronto sempre, assim como tu deve ter no Rio! Tentei te tagear no facebook, mas não consegui! =( Que demais que tu conhece o Max, é hiper tradicional ne? Cheiro de infância, falou tudo! Beijão

    3. Mariana
      6 de novembro de 2013 at 12:22

      Letícia, Letícia!! Sempre sensacional nas fotografias e na forma de comunicar! Parabéns pelo blog, o qual sempre elogiei, e pelas dicas… tem muitos lugares que tenho que conhecer. Quem sabe na tua próxima visita não vamos? beijo, beijo

      • Le
        6 de novembro de 2013 at 12:36

        Amada!!!! É verdade!!! Tu sempre me incentivando! =) Siiiim, uma ótima desculpa para descobrir lugares novos com as amigas turistas! rsrsrs Beijo giga!

    4. 6 de novembro de 2013 at 12:44

      Nem eu conhecia esses cafés… kkkk

      • Le
        6 de novembro de 2013 at 12:52

        hehehehe! Quem sabe agora tu anima e vai conhecer? A maioria é muito perto da tua casa! :)

    5. Jujuli
      6 de novembro de 2013 at 13:22

      Letícia, muito legais as tuas dicas!!

      Moro no Rio há 6 anos e uma das coisas que mais sinto falta é justamente encontrar as pessoas na rua por acaso! Realmente isso é muito bom! E nas duas vezes em que fui ao Lola tive surpresas agradabilíssimas!

      O únco senão do post vai para o Abuelita: escrever “brigadeiro” é uma heresia!

      Beijos!

      • Le
        6 de novembro de 2013 at 13:45

        Que legal Ju!!!! Obrigada! Isso é muito Porto Alegre né? Encontrar pessoas do nada! Vai ver que é mais uma habilidade do Lola: encontrar amigos sem planejar! :)

        Obrigada pela dica, vou fazer um adendo no post! Não peguei a onda “Brigadeiro Gourmet” no Brasil, então pra mim ainda é estranho chamar assim! Mas também tenho minhas dúvidas que nossos amigos gaúchos ainda chamem de “negrinho”. rsrsrs

        Beijos

        • CLAUDETE
          6 de novembro de 2013 at 14:07

          Sim Le, a gauchada ainda chama de “negrinho”

        • Le
          6 de novembro de 2013 at 14:27

          Pois é, fiquei na dúvida agora! Mas por via das dúvidas, vou deixar os dois nomes! =) Manter o regionalismo é importante, assim como o famoso cacetinho, que eu nunca vou conseguir chamar de pão francês! rsrsrs

    6. Carlos Alberto Amorim Jr
      6 de novembro de 2013 at 14:02

      Eu como porto-alegrense “desterrado” há quase 50 anos, adorei as “dicas” e pretendo usá-las em próximas visitas. O Atelier de Massas, apesar da localização é excelente. Os antepastos servidos “ao peso”
      são maravilhosos. A carta de vinhos brasileiros é sensacional.

      • Le
        6 de novembro de 2013 at 14:23

        Obrigada! É verdade Carlos! Os antepastos são sensacionais! E concordo que a localização a noite é a única coisa negativa desse lugar maravilhoso! Abraços

    7. Cleo
      7 de novembro de 2013 at 00:10

      Muito legal as dicas dos cafés e restaurantes de Porto ,porém seria mais útil se tivesse dado os endereços dos mesmos.

      • Le
        7 de novembro de 2013 at 09:27

        Oi Cleo, obrigada! Em cima dos nomes tem o link que vai direto para o site deles com endereço, horários e todos os detalhes! :) Beijos

    8. Rosangela Henkes
      7 de novembro de 2013 at 03:03

      uma amiga compartilhou no face e adorei as tuas dicas, sou porto alegrense também e conheço alguns desses lugares, aliás, em Porto Alegre tem muito lugarzinho bom e charmoso, bares, cafés e restaurantes… achei muito legal a maneira que escreveste sobre os locais e sobre o atelier das massas é realmente “the best”

      • Le
        7 de novembro de 2013 at 09:28

        Que demais Rosangela! Obrigada! Atelier é sensacional né? Recomendo tudo que tá na lista! Beijos

    9. Lisandra
      7 de novembro de 2013 at 06:04

      Que post lindo Lê!!! <3 <3
      Saudade aperta!!
      Também tenho mais umas dicas para irmos conferir na tua próxima visita!
      Sem contar que o Love it ficou anotado como um dos lugares pra ir sempre!! hehehhehehe
      Beijão!

      • Le
        7 de novembro de 2013 at 09:31

        Que demais!!!! Vou querer ir em todas as novas dicas! :) Que bom que tu continua indo no Love it! Saudades de ir nesses lugares contigo, amiga! Beijo grande

    10. Isabel
      13 de novembro de 2013 at 10:12

      Minha amada!

      Tua reportagem sobre POA está muito boa. Encontro nos teus escritos a menininha que passava escrevendo em todas as agendas e cadernos que encontrava. Este é teu dom além da alegria (fazendo jus ao nome) de viver e passar este encantamento. Faz dele tua profissão.

      muitos beijos, mãe

      • Le
        13 de novembro de 2013 at 15:44

        <3 <3 <3

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *